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Voltou a treinar? Saiba quais cuidados são necessários para evitar lesões.

Depois de algumas semanas ou meses em casa sem praticar atividades físicas, é necessário ter calma para voltar a fazer exercícios para evitar lesões, afinal seu corpo não está na mesma forma nem condicionamento. O ideal é voltar em um ritmo menos pesado e recuperar essa intensidade de forma progressiva.
Vamos supor que você fazia um exercício de desenvolvimento com 10 quilos antes da quarentena. Como ficou 2 meses parado ou treinando em casa, com pouca carga, não é ideal voltar com os 10 quilos.

A progressão deve ser contínua e muito bem pensada. É como se o nosso corpo estivesse reaprendendo os exercícios e a carga que ele aguenta. É claro que a força voltará de modo mais rápido do que quando nós iniciamos a prática de exercício físico. No entanto, ainda assim, a intensidade deve ser retomada com calma.
Alongar antes de 10 a 15 minutos antes de seu treino também ajuda a evitar lesões e também maximiza seu desempenho. Após períodos de inatividade, os músculos ficam encurtados e retraídos. Alongamento é uma ótima maneira de soltar a musculatura antes e após um treino.

Preste muita atenção à forma como o seu corpo responde ao exercício. Se você sentir dores provenientes de tensões, entorses e em regiões sobrecarregadas, procure avaliação especializada antes de continuar a progressão.
Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto ou queira fazer um comentário, use o espaço abaixo. Estaremos te respondendo em pouco tempo!

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